Monday, December 15, 2008

Girona: 1ª paragem! (13-14/12/2008)


Olá a todos! Pois é, estou em Portugal amigos!! Nem eu acredito! Mas antes parei em Girona, Barcelona.

O dia de Sexta-feira foi muito stressante e passado com grande ansiedade. De manhã, acordei por volta das 8h30 e tomei o pequeno-almoço. Depois, arrumei tudo o que era meu na cozinha e meti tudo no quarto, pois durante as férias de Natal uma equipa contratada pela Universidade vai andar a fazer limpeza nas cozinhas da residência. Mala pronta e tudo arrumado no quarto, esperei pelo táxi que vinha às 13h.

Enquanto esperava pelo táxi á janela do quarto, vi novamente uma ratazana. Ai Deus, foi preciso chegar ao último dia, minutos antes de me ir embora, para ver novamente o animal mais repugnante que existe à face da terra! Lá chegou o táxi e eu desci. Disse para ir para o aeroporto. Como esperei pelo dia de entrar no táxi e dizer: «Para o aeroporto, por favor!»

Demorámos cerca de dez minutos a chegar e assim que entrei no aeroporto fui a primeira a ser revistada, a primeira a entrar no avião e a primeira a sair em Girona, Espanha.

Amigos, devem estar a perguntar o porquê de ter ido para Girona, mas passo a explicar. De Leeds, não havia voo para Portugal, ou melhor, havia mas era para Faro. E então, uma vez que temos uma grande e espectacular "família" catalã em Girona, combinámos que os meus pais iriam ter comigo e que depois passaríamos a noite de Sexta para Sábado em Girona.

Assim que cheguei ao aeroporto, esperei um pouco e passado uns minutos lá vi a Roser, a Blanca e a Elsa à minha procura. Como sempre, estavam muito bem dispostas e perguntaram-me o que queria fazer. Bem, pergunta difícil, uma vez que era a primeira vez que me encontrava em Girona. Então, lá fomos passear as quatro para o centro comercial. Vimos muitas lojas, fomos a um café, onde tomei um sumo de laranja natural e depois continuámos a ver lojas e mais lojas. Até ganhei uma pulseira! De seguida, fomos para casa da Roser, onde o Pera, marido da Roser e o filho, Pera também, já estavam à nossa espera. Quando entrei, todos me receberam lindamente, a Elsa tratou logo de me mostrar a casa e depois fomos jogar uns jogos que ela lá tinha. Esperámos até às 23h pelos meus pais, pois o avião chegaria a essa hora. O Pera foi buscá-los a um ponto de encontro que tinham marcado e a minha ansiedade de voltar a ver os meus pais era ainda maior. Assim que chegaram a casa deles, a mesa estava posta, e tudo preparado para um grande e delicioso jantar começar. A ementa foi: presunto (claro!!!), vários tipos de queijo, chouriços e muito mais. O prato principal foi frango com camarões gigantes e um molho espectacular. Comemos todos que nos fartámos, bebida também não faltou e a boa disposição, essa, esteve sempre presente. Passámos sempre muito bons momentos com a nossa "família" catalã. Houve também troca de prendas e ainda uma explicação acerca de uma tradição que só existe na Catalunha! As árvores de Natal não são tão importantes para eles como para nós. Em vez disso, têm um tronco, chamado tio, no chão, com uns olhos, uma boca e um nariz. Este tronco tem ainda direito a um prato de comida e uma bebida. Segundo a tradição, na noite de Natal, quanto mais se bate no tronco, mais ele "caga". Peço desculpa, mas é mesmo assim! Ou seja, mais presentes traz! Divertimo-nos a ouvir a história do tio e eram já quase 3h da manhã quando fomos para o hotel dormir.

O dia de Sábado foi igualmente bem passado. Fomos a uma exposição de peças em inox e ao almoço fomos a um restaurante chamado Can Xiquet, onde comemos muito bem também. O momento da despedida aproximava-se, mas ainda assim tivemos a companhia dos nossos amigos até ao aeroporto, onde tomámos um café e conversamos. Às 18h30 despedimo-nos. Despedidas sempre tristes e com vontade de nos voltarmos a encontrar o mais brevemente possível. Às 18h50 o avião partiu e lá fomos nós em direcção à grande cidade do Porto.

Às 19h30 (hora de Portugal) chegámos ao aeroporto de Sá Carneiro. Fomos buscar um franguinho de churrasco, que eu já não comia há tanto tempo e jantámos os três em casa, uma vez que o Di tinha ido jantar com o meu padrinho. Assim que o meu irmãozinho chegou, arranjámo-nos e fomos para o Dashmul, o café oriental em Santa Maria da Feira, onde fumámos sempre a nossa shisha. Quando lá cheguei tive uma surpresa, a minha prima Ana estava lá e a servir!! Trabalha lá agora! Eu nem queria acreditar. Entretanto chegou o Ivo, o Bruno e a Sónia e lá estivemos até às 00h. A Ana só saía à 01h da manhã, por isso viemos para casa preparar as fotos no computador para depois ela e o Ivo lá irem para verem. Assim foi, eles vieram a minha casa, viram as fotografias, ainda vimos um programa de rir e por volta das 02h foram embora. Eu e o Di ainda estivemos acordados até às 03h da manhã e eu dormi com ele, como é óbvio. Já tinha muitas saudades de estar com o meu irmãozinho a conversar.

Foi assim a minha Sexta e o meu Sábado. Sempre em boa companhia e com grandes emoções!

Vull donar les gràcies als nostres amics de Girona pels meravellosos moments. Gràcies! Fins aviat... Besos!

No comments: